Monday 12 May 2008

Que notícias?

Uma daquelas notícias pequeninas numa qualquer publicação, sem direito a fotografia nem seguimento. No entanto chamou a minha atenção.
Dava conta de um pequeno reino (nem fixei o nome) que, por ordem do monarca absoluto iria passar, por vontade própia, e devolvendo o poder ao povo, para uma monarquia parlamentar de inspiração britânica.

Falei na aula e ninguém sabia da história, ou pelo menos, de que Nação se trataria...

Uma pesquisa aqui, uma pesquisa ali... e voilá(!) encontrei.

Chama-se Butão o referido país.

Tirando as várias ingenuidades que me são características e tal... deixo aqui algumas coisas que me interessaram verdadeiramente, passando esta Verde a ser fortemente "torcedora" de que esta pequena Nação "se dê bem" e que este processo estabeleça e concretize bons princípios, boas acções, realizados e realizáveis por boas instituições.

Vejam aqui o relatório da CIA deste país: Butão

Aqui encontram o draft da Constituição que irá a referendo: Draft

Transcrevo uma passagem que me pareceu extremamente interessante:

In December 2006, the King abdicated the throne to his son, Jigme Khesar Namgyel
NGCHUCK, in order to give him experience as head of state before the democratic
transition.

Não será um processo fácil. É uma Nação pobre, completamente "enclausurada", com parcos recursos naturais, imensos problemas com os refugiados, relações complicadas com a Índia, analfabetismo...

Mas tomem algum tempo para ler a proposta de constituição...

E vigiemos este processo que, pelo menos em teoria, é, quanto a mim, fantástico.
----------------------------
Se estiver a ser estupidamente naif e me estiver a escapar um qualquer detalhe fundamental... sintam-se livres de aqui dizer!!

Uma boa semana

2 comments:

Unknown said...

Olá miga,

Depois de ler a tua, "que noticias?", e ao ver o Jornal da Uma, fiquei chocada ao saber que na China, onde mais poderia ser, colocaram alfinetes na gola dos soldados para que não perdessem a postura, ao moverem o pescoço numa tendência de relax seram picados pelos ditos... incrivel!!! no comments

nocas verde said...

apenas comento (suspiro) ai, ai, ai