Tuesday 25 September 2007

As musas...

Por algum programa visto ontem
(mais um daqueles que tenho que aguentar porque vivo numa casa de pessoas que gostam "bué" de documentários de animais, e "O maior Tornado do Mundo" e isto e aquilo...................)

..... a dada altura a voz-off, em jeito de conclusão menciona Ícaro...

- Mãe, quem foi Ícaro?
E eu, apaixonada pela Mitologia Grega (não necessariamente muito sabedora, mas ainda assim) lá descorro com grande entusiasmo a lenda de Ícaro.
- Mãe, essa história é para ensinar sobre a ganância, não é?

É mesmo essa a razão da minha paixão pela mitologia no geral, pela grega em particular.
Folclore, crenças, superstição, crendice, explicar o desconhecido... mas feito de uma maneira sublime e (muita) arte.

A propósito disso, e da notícia ouvida fora de contexto sobre a deusa da Dança...

O QUÊ???????????

Terpsícore, A MINHA, era uma das nove musas. O nome deriva do grego e significa qualquer coisa como a que adora dançar

era a musa da dança

É filha de Zeus e da Titã Mnemósine, a deusa da memória.

As musas foram criadas para celebrar uma vitória numa guerra (desculpem lá, não sei qual é!) e para que os homens não se esquecessem da vitória.

Zeus e Mnemósine estiveram nove noites juntos, de onde surgiram as nove musas das artes.

Acho precioso o facto da Arte ser filha de um deus primordial e de uma Titã (de onde surgiram depois todos os outros) e também terem aparecido para que o homem não esqueça.

É isso que a arte serve, antes e acima de tudo, pelo menos para este lado verde da vida!!!

Não esquecer.
Lembrar

o bom e o mal

o passado no futuro

a celebração do presente

A arte é filha do criador e está presente ainda antes do criador.
Para não esquecer
Para celebrar
Para passar à proxima geração

ps - desculpem, mas hoje lembrei-me de algumas coisas... não digo o quê, nem se são ou não boas

mas apeteceu-me dançar.

e hoje dói muito

No comments: