Friday 28 September 2007

Animais e os seus direitos...

Por causa do que vi aqui, no Cão que Morde, lembrei-me de uma história...

Pai, Mãe e Miúda, férias, Verão... a miúda tem 4, 5 anos...

Nas ruas da vila onde passavam férias passou um carro gritante, berrante anunciando o circo!

A mãe, eufórica, pergunta à miúda se lá quer ir, que ía ser giro.

A miúda nunca foi ao circo, não sabe o que é...

O pai, talvez (e sempre) mais conhecedor da cabeça da miúda diz que é melhor não, muita confusão.

A mãe insiste. A miúda aceita. Vão nessa noite.

O circo era, lembra-se ainda hoje, mau! Cheirava a pobreza... Não se assustou com os palhaços (o que parece ser um fenómeno comum nas crianças) mas quando apareceram os primeiros animais, elefantes ou isso, a miúda encolheu-se. A mãe diz para não ter medo, que eles não lhe farão mal, mas a miúda não pára de tremer... mas fica calada. Depois os cães a jogarem e a miúda fecha os olhos... Olha tão engraçados! Mas a miúda já não consegue... A gota final foram os leões... as lágrimas começam a cair em catadupa e os soluços incomodam a trupe de classe média que enchia a arena. Encostou-se ao pai, agarrada ao pescoço numa gravata quase assassina. Pai, vamos embora, sussura.

O pai sai com ela colada, melhor, enfiada no peito dele.

No intervalo a mãe junta-se, de alguma maneira zangada pela "vergonha" da filha, tão corajosa quase sempre.

- Não volto! Não volto!

Mas porquê, pergunta a mãe. Aqueles animais todos... coitadinhos!!! Os leões não sabem saltar em cadeiras, os cães não sabem jogar futebol, os elefantes não sabem subir para aquelas coisas. Os animais são para serem vistos no jardim zoológico, ou então na televisão... a correrem na selva.

nota - como é óbvio, as palavras não são sic. Mas, provavelmente, graças ao Félix Rodrigues de La Fuente, a miúda sabia instintivamente que não é suposto os animais estarem naquelas figuras... anti-natura(?)

Tenham um bom fim de semana e que a próxima geração, mais do que não ter touradas, ou circos, não QUEIRA ir às touradas e aos circos (com animais, bem visto)

ps - já agora, se alguém tiver bilhetes para o BRILHANTE Cirque du soleil, e queira dar a esta família, estejam à vontade!!!!!!!!...

No comments: