Wednesday 31 October 2007

Eufemismo, ou a negativa aos 31 anos

Ontem ouvi uma minha conhecida dizer que tinha recebido, nessa altura, a primeira negativa da vida dela. Depois ainda acrescentou que era uma vergonha, estava a pensar desistir do curso e blá blá blá blá porque recebeu a primeira negativa aos 31 anos de idade.

À hora avançada a que ocorreu esta conversa, já os meus neurónios estavam a dormir há muito . Principalmente aquele responsável pela "filtração" de comentários inoportunos...

- Desculpa colega, disse eu - as palavras saindo em catadupa - mas estás é mal habituada.

O olhar da menina comoveu-me, ou melhor assustou-me, ou ainda, fez-me rir por dentro. Hum, pude ler claramente na testa dela, qual ecrã luminoso

"Esta fulana foi daquelas que chumbou 4 vezes em cada ano e passou sempre pelos pós-de-pirlipimpim, vulgo «vá lá, setôra, eu esforço-me mais pó ano!»"

Mas não cara amiga, os únicos anos que NÃO passei, acontecimento diferente de chumbar, quanto mais não seja porque é um eufemismo bonito, ocorreram no 12.º

twice

Por razões muito distantes do não saber.

Por esta altura poderão pensar que sou mentirosa e, acima de tudo, miúda que enfia a cabeça na areia e não admite que chumbou, com todas as letras. Deixo isso para outra altura.

Adiante
Lá ficou mais ou menos convencida a colega a não desistir do curso, engolir a "vergonha" da negativa e seguir em frente!


Já agora
- pérola do secundário (verdadeiro! ouvido por esta your dearest!)
- Menino Fulano de Tal, o que é um eufemismo?
- É a corrente de pensamento da Catarina Eufémia!

4 comments:

Nuno Amado said...

Eu chumbei twice (ihihhii), e não tirei nenhum curso superior... mas isso (curso superior) não é sinónimo de sucesso na vida !! E eu acho que tenho tido muito sucesso na minha, às vezes basta estar na entrevista certa , na hora certa e agarrar a vida pelos t***tes !

nocas verde said...

Títulos, meus senhores, são títulos. Quantos há que de superior apenas têm isso mesmo: o título. quando procuram trabalho, atiram-lhes com "qualificações a mais"... outros há que nem se consegue perceber como conseguiram fazer o dito curso (!ok ok hihihi)
Outros também, que são pessoas "superiores", que têm a sorte de estar nesse sítio certo , na hora certa e tal e tal

Nuno Amado said...

Obrigado por me chamares pessoa "superior" :-P

nocas verde said...

You're very welcome!!!