Wednesday 22 April 2009

A beautiful picture a day... 024 (Dia da Terra)

Não me lembro como começou, nem quem me ensinou a isso.

Não me lembro também se alguma vez lá em casa houve uma altura em que não o fizéssemos.

Talvez de um gene “defeituoso” por via paterna ou até, quem sabe, da Vó…

Sei que sempre olhei para a Terra e suas criaturas com respeito e humildade. Apesar de citadina – ou talvez por isso – tive a grande sorte de ter a Vó e o seu quintalinho (enorme para mim) onde habitavam muitos seres animais e vegetais.

Com o pai visitava amiúde o Aquário Vasco da Gama, Jardim Zoológico e, nas deambulações rurais que fazíamos, os porcos, vacas, cavalos, patos…

... e também o mar...

(Contam-me que, numa saída pelo dia da árvore, me terei recusado a apanhar malmequeres porque era apenas para fazer um fio sem utilidade nenhuma.)

Nos “matagais” que ainda conheci em Lisboa ouvi contar histórias fantásticas e mirabolantes, inventadas na hora pela Vó, sobre criaturas que por ali viviam dentro das árvores e por entre os arbustos.

No Monsanto, à distância de uma caminhada, via e ouvia os pássaros, revisitava árvores imensas, perdia-me – nessa altura sem medo – pelos caminhos. Dizem-me que dei nome a um pinheiro e que lhe agradecia sempre que apanhava as belas e grandes pinhas…

Terá nascido comigo? Terei aprendido? Não sei.

Sei que para mim, para os habitantes lá de casa, todos os dias são dias da Terra. Mas hoje é o dia formal.

Tal como amo os meus todos os dias mas celebro com prazer o dia do aniversário, aqui deixo os meus parabéns à minha Terra, espaço onde nasci, condomínio fantástico.

Desejo-Te, minha querida Géia, que os teus filhos se decidam a cuidar-Te melhor, a defender-Te e a rápida e agilmente Te recuperem…

Optimista por devoção, pessimista por definição, não cesso, ainda assim, de fazer o meu pequeno esforço para que a minha pegada seja indelével mas determinante.

Um bom dia!

6 comments:

drengo said...

um bom dia também para si e para os seus (¨,)

nocas verde said...

pois para si também
bom dia da Géia :)

CPrice said...

i'm sure you'll find out where does it come from .. :) mas ainda que não descubras desde que pintes assim com as palavras o que sentes .. *

Gostei :) e é Mother Earth Day sim .. ainda que muitos só disso se lembrem .. hoje.

nocas verde said...

grata eu, dear Once
(e diziam eles - os professores de EVT - que eu não tinha jeito para pintar, rsrs)

apenas um dia... mas pode ser o início... ou não?
beijo *

Rita said...

Sinto o mesmo e adoro quando vejo que as pequenas Rs a protegerem bicharocos e a caminharem pela "floresta" (para elas qualquer aglomerado de árvores é uma floresta) felizes da vida...
Jokas

nocas verde said...

às vezes as minhas Crias protegem "bicharocos" a mais (riso)
bj :)
ps - mas que é muito importante não perderem essa noção... isso é!