Friday 21 November 2008

An icecream, please! (pergunta 2)


2- que azar levou à criação do sorvete?



Os gelados eram vendidos em carrinhas pelas ruas das cidades (a invenção da campaínha também foi engralada!)


Ora o sistema de refrigeração para manter os gelados... gelados (!) era essencial. Um dia o dito avariou e o pobre vendedor viu-se parado numa rua com a carrinha carregada de gelados a derreter. Com despanchanço decidiu baixar o preço dos gelados para tentar despachá-los antes que derretessem. Espantou-se com a adesão em massa ao gelado derretido que, assim, ficava mais macio.


Quando regressou a fábrica disse ao superior o ocorrido, provocando assim o desenvolvimento de estudos e consequente desaceleração na velocidade de congelação, além de subir a temperatura de manutenção dos gelados. Ficavam mais cremosos e macios!


Um bom Fim-de-Semana... e não façam como certas pessoas que conheço que achavam que simulacro queria dizer sismo pequeno. (é mesmo verdade...) :)

4 comments:

drengo said...

...os únicos tremores que gostaria de sentir este fim-de-semana, são de frio... e por estar a comer algo que talvez nem consiga imaginar... ;)

bom fim de semana,
J.

nocas verde said...

comer o que não imagina, caríssimo (D)drengo?

Eu lembro-me de muitos tremores que gostava de sentir este fim-de-semana... como a lourinha dizer os "meus" números! Ai isso é que era!!!!
beijo!

Luísa A. said...

Ainda não tinha percebido bem a diferença entre «gelado» e «sorvete», Nocas, mas julgava que o «sorvete» era o mais gelado dos dois, geralmente de fruta e ligeiramente aguado, e o «gelado» o mais cremoso, geralmente com natas e misturas variadas e exóticas. Parece, pelos vistos, que é ao contrário. Mas não faz mal; baralhada por baralhada... ;-D
Um bom fim-de-semana, Nocas.

nocas verde said...

Querida Luísa,
Não é a primeira que me diz essa mesma coisa. Não tenho a certeza se a informação que os meus homens me passaram estará correcta... vou averiguar!
beijo e boa semana!