Wednesday 3 December 2008

Dia de Natal - a caminho


Para mim é agradável viver

Meu desejo é apenas servir-Te meu Deus

Embora pequena e humilde para Ti

Vem usar-me, Senhor, para a Tua glória mostrar


Fizeste de mim Tua serva

Para ser pura e para servir

Pois eu sei que sem Ti

meu viver não tem valor

A não ser que Tu me uses para Ti,

meu Senhor
___________________________________________________
Corria o ano de 1990. A partir de Junho fazia tudo um ano. Fazia um ano que ele se tinha ido embora. Fazia um ano que as férias eram sem ele. Faziam um ano que os livros eram comprados sem ele.

Houve uma audição para a peça de Natal e fui escolhida para fazer o papel de Maria.
Fiz screen test e trabalhei a “personagem”.

Fiz de Maria.

Tinha dezasseis anos e fazia um ano de tudo sem ele.
Um dia, enquanto fazia um screen test para o close up da Maria enquanto ouvia o Anjo Gabriel as lágrimas correram-me pela face. Pode dizer-se que tive uma epifania… percebi, ou entendi o que significou entregar-se à vontade Deus, o que significou para esta jovem aceitar o que Deus lhe pedia e as consequências.

Fazia um ano de tudo sem ele.

O trecho musical era belíssimo e belissimamente cantado por uma soprano como poucas enquanto senti e re-senti, filmagem após filmagem, take depois de take cada palavra cada nota cada dedicação.

Anos mais tarde, e para acabar em tom ameno, senti uns olhos intensos, perscrutadores que não se desviavam mesmo quando encarava aquela face aparentemente serena, sentada à minha frente no metro.
Fiquei receosa e mudei de lugar.
Quando saí na estação devida percebi que também saía atrás de mim
- Maria – disse com sotaque inglês.
Parei.
Olhei para dizer que estava equivocado mas o gentil senhor explicou-se num português esquecido
- Sou americano. Vi o musical onde entrou. É a Maria do Musical XXX, não é?
- S-s-sou… fui.
- Comoveu-me muito. Senti a dor e a entrega total de Maria no seu olhar.
- Obrigada (que se responde numa altura desta, não me dizem?)
- Obrigada eu… enquanto entrava de novo na carruagem do(utro) Metro.- E Feliz Natal!
- Feliz Natal! – respondi eu
- Loucos estes artistas – disse a Senhora que se cruzou… a desejar feliz natal em Agosto!!!!


4 comments:

CPrice said...

Loucos os que não entendem .. Feliz Natal minha Amiga .. comovente.

Um Beijo

nocas verde said...

* Feliz Natal**

drengo said...

...feliz Natal.
também hoje. agora. sempre.

nocas verde said...

... sempre que a boa vontade o quiser...
para si também!