Thursday 24 September 2009

Cartão Vermelho


“Cada um deve fazer uma listinha com 10 escolhidos para dar o cartão vermelho. Pode ser uma pessoa, uma atitude, enfim, tudo aquilo que de alguma forma nos incomoda, se quiser e precisar, dê uma justificativa breve. Após fazer isso, passe a bola para mais cinco blogueiros e vamos ver no que dá”

Tarde, eu sei, mas aqui respondo ao desafio que a minha cházinha me deixou.

Já devo ter postado isto algures mas quanto mais penso nisso mais me convenço que com as coisas que abomino, a ponto de lhes dar um cartão vermelho, faço o mesmo que às couves de Bruxelas… ponho-as ao canto do prato.

Ainda assim, em tom brincadeiró-sério, elenco então os meus com ajuda do que tirei daqui).

Faltas Passíveis de Expulsão

Um jogador deve ser expulso do terreno de jogo (cartão vermelho) quando cometa uma das sete faltas seguintes:

· Tornar-se culpado de conduta violenta
a mesquinhez daqueles que, por incapacidade inata, azucrinam, diminuem, humilham e desprezam aqueles que o rodeiam. ninguém, por mais “alta” ou importante que seja a sua posição, por mais fantástico o seu percurso, tem o direito de ter uma conduta violenta para com o seu próximo.

· Tornar-se culpado dum acto de brutalidade
será o exacerbar do anteriormente dito? para efeitos deste post, direi que não. brutalidade é a ignorância pura e simples. não a que vem da falta de estudo ou dinheiro.
é bruto aquele que se contenta com a sua própria conduta. torna-se um mero fruto dos acontecimentos, deixa a vida passar por ele. não arrisca, não evolui, não se renova (aprendi esta ontem…)
é bruto aquele que alarvemente se considera o Calimero de tudo e em tudo, aquele que muito simplesmente diz (e aqui vem a repetição) “é assim que eu sou, não mudo” como justificação para “aguenta-te!”

· Cuspir num adversário ou em qualquer outra pessoa
(esta é difícil de adaptar)
não medir as palavras. não medir os actos.
das reacções que mais me impressionam num ser civilizado é – antiga eu – o sentido de honra, de fazer o que está certo, o que é, enfim, honrado. de, caso for, parar num sinal vermelho em pleno deserto, porque é assim.
pessoas há que dizem as maiores barbaridades porque são sinceros, dizem eles. são aqueles do tipo “sai de baixo”, javali enraivecido, cego e bruto. A civilização ensinou-nos melhor, não?

· Impedir a equipa adversária de marcar um golo, ou anular uma ocasião clara de golo, tocando deliberadamente a bola com a mão (isto não se aplica ao guarda-redes na sua própria área de grande penalidade)
(vou gostar desta)
muito sucintamente, jogar sujo. ir descaradamente contra as regras. como disse um grande filósofo “andebol… mão; futebol… pé!” as regras são para cumprir e não só quando nos dá jeito.

a excepção? simples, não acham? em defesa da minha baliza poderei agir dentro das regras, aquelas criadas para o guarda-redes.

· Destruir uma ocasião clara de golo dum adversário que se dirija em direcção à sua baliza cometendo uma falta passível de um pontapé-livre ou de um pontapé de grande penalidade
um dia, um namorado de uma amiga minha pediu para falar comigo. encurtando uma palerma cantata, verifiquei horrorizada que o “menino” se estava a “atirar a mim”. Recusei-o veementemente. a dor de corno dele fê-lo transformar o seu avanço! foi rapidamente dizer à namorada que tinha sido eu(!)... felizmente a menina era mesmo “minha amiga”, daquelas que me conhece bem, daquelas que sabe que sempre (sem falsas modéstias) encarei os namorados das amigas como eunucos (esta soou mal) e o menino foi recambiado para onde quis. nem uma nem outra.
há muitos meninos (e meninas) desses por aí.
Destroem (ou tentam) o que podia ser uma bela amizade, um relacionamento, uma experiência, porque sim. Destroem tudo, atacam tudo, porque sabem, lá no fundo, que nunca poderão ser felizes por si e decidem que mais ninguém o será.

· Actuar com propósitos ou fazer gestos desabridos, injuriosos ou grosseiros
A educação é muito bonita e eu gosto.
e não, queridas sufragistas, não nos faz menos mulheres aceitarmos a prioridade na passagem, a porta que se abre o levantar quando nos aproximamos.

· Receber uma segunda advertência no decurso do mesmo jogo
reincidentes. erram e erram e voltam a errar.
não aprendem

(and now for something even more stupid)

os três últimos cartões vermelhos
. a minha conta bancária
alguém que lhe ponha um cartão vermelho e o expulse da minha vida (e já agora, tragam-me uma bem recheadinha, saxavor)

. condutores de fim-de-semana
defendo a passagem de carta provisória a definitiva por contabilização de horas e não pelo passar do tempo do calendário
mais – defendo revisões à condução e aos condutores, não só aos carros
melhor ainda – não conduzam senhores condutores-que-só-pegam-no-carrinho-limpinho-com- escova-de-dentes-e-gostam-de-andar-a-passear-à-velocidade-vertiginosa-de-10-km/h nos trajectos supermercado / praça correios / papelaria / etc ao mesmo tempo que eu. as minhas voltas de fim-de-semana agradecem

(um toque de seriedade no fim)
. a hipocrisia
com educação, respeitando as regras, jogando limpo e aprendendo, sim, mas honestos. com os outros, claro; connosco, sobretudo.
viver e sobreviver. resmungar, sim, também, sabendo qual a nossa posição, almejando mais e melhor, usufruindo o que já alcançámos. não prometer sem cumprir.
fingir, mentir, dissimular é perigoso e cansativo. criar um mundo de ilusão à volta, a todo o tempo, enganando todos, enganando-se a si mesmo deve ser extenuante. vá para o balneário mais cedo, tome um banho fresquinho, equacione o que fez e recomece... com melhor atitude, se faz favor.

____________________________________
permitam-me que não passe a ninguém a particular. todos os que por aqui passam e ainda não responderam a este desafio sintam-se automática e carinhosamente compelidos a fazê-lo.

obrigada pela paciência
um bom dia!
(imagem daqui)

6 comments:

CPrice said...

Nocas Querida Obrigada pela resposta :) está fantástico como só tu sabes .. a única coisa que me desgosta, desgosta mesmo e nem sei como te dizer .. mas tu és forte eu sei que aguentas .. é ...

..
...
....
.....

CPrice said...

(não te esqueças que somos amigas e que gosto muito de ti)

......
.......

é:
..
...

Não gostares de Couves de Bruxelas!!!

(como perdoar-te isto?)

lol

;) kiss * (e desculpa o duplo) *

nocas verde said...

(a gargalhada que me provocaste era desnecessária!!!)
confesso... mea culpa, meam culpa
é que com mionese, cozidas, gratinadas, whatever...
desculpa.
forgive me
pardonnez-moi
verzeihen Sie mir
με συγχωρήστε
простите мне
(pago-te um café?)
atira com duplos, triplos, quantos quiseres
não me vetes ao silêncio
não me abandones
não... (ok, vejo-te Aquele olhar)
calo-me

CPrice said...

(gargalhada)


;)

drengo said...

proestry - the poetry of progress merged with honesty

WV dixit

alguns desses cartões vermelhos, deviam ser duplos. a modos que a lembrar-me agora o "feu rouge" francês... e o português que respondeu ao gendarme dizendo que sabia que o carro tinha muita ferrugem mas não era assim tanta que fosse motivo para o mandar parar...

(falhei o WV... e apareceu-me um REDLIT de seguida - juro!)

nocas verde said...

Red lit, Sire?
(não jure. eu acredito)
os cartões duplos, ora aí está uma boa ideia.
missed you