Wednesday 20 May 2009

É sempre a mesma coisa

... acabei de reparar...

...ainda que não tenha visto... soube que fiz a mesma cara, hoje, trinta e muitos anos depois, que fazia nesse outro tempo, mais nova, quando me davam conselhos com os quais não concordava.

... e ainda...

... a mesma que fazem as minhas Crias quando lhes tento dar "lições de vida".

Cada vez mais me convenço que o caminho, para além de ser feito caminhando, quando não é aos empurrões, é feito por cada um de nós, sempre - ou quase sempre - do zero.

O que nos diferencia?

A claque.

Sei que os meus filhos têm uma claque imensa (eu. - e sei que mais alguns, mas o blog é meu!) que torce e serve de décimo segundo jogador, aplaudindo cada vitória e confortando cada derrota ou desaire.

(coisa que nem sempre tive...)

O caminho.

Houve buracos que planei, curvas que amansei, montanhas que derrubei para minorar o esforço.

As decisões?
São solitárias. As minhas, as de quem cá está há mais tempo, as de quem virá depois. Não há co-piloto, não há mapas.


__________________________________


Agora que escrevi um post cheio de sabedoria digna de um qualquer "postal inspiracional de pôr-do-sol", vou ali à cave.
O forno precisa de mais carvão.

Um (resto) de bom dia!

9 comments:

Unknown said...

Cara amiga, eu sou aquela loira, chefe da claque, que salta e dança com os ponpons.

Bravo! Bravo! Bravo!

És Lindaaaaaaa

nocas verde said...

louca, Silvia :)
(aquela esganiçada? não? ai!!!! escusavas de me atirar com o sapato!!)

Ka said...

Giro este texto :)
E de repente lembrei-me de ser filha e das supostas injsutiças das decições parentais...que hoje tanto agradeço!

É por vezes nisso que penso quando estou a ver o meu filho e a minha sobrinhada (são 7) a acharem que a vida é injusta por um qualquer inocente motivo :)

Quanto ás decisões que tomamos como educadores eu lembro-me bem do que pensei mal o meu nasceu: tenho uma folha em branco para escrever. O único problema é que não dá para apagar :)

nocas verde said...

Ka, 7??
gostava disso eu (filha única...)
folha em branco... lembrei-me agora de me sentir à beira de um precipício, esmagada pelo peso da responsabilidade...
obrigada por gostares :)

Ka said...

Folha em branco mas sem direito a borracha :) ...gigualmente esmagador pela responsabilidade de não errar :)

Mas claro, basta um sorriso um mimo e tudo fica instantaneamente simplificado :)

Bjs

ps - as minhs irmãos vão lançaditas 4 uma e 3 outra

CPrice said...

os que vos diferencia? peco por excesso de conhecimento eu mas diria que é muito, mas muito mais que a claque :))

beijo terno ..
(e mais não me alongo .. *)

;)

nocas verde said...

(riso) deve dar uma excelente mesa de Natal :)

(tudo vale a pena por Aqueles sorrisos...)

nocas verde said...

once... pois claro
alonga-te, se quiseres... começamos já a preparar a sessão do fim-de-semana... (got it?)

beijo

CPrice said...

(gargalhada) ... ok .. eu peço à tua sobrinha que te venha ler ;)