Thursday 15 February 2007

Ela, o meu amor canino



Tenho uma cadela com 14 anos.

Está velhinha e chata, mas amo-a de paixão.

E porque a amo tão grande e profundamente, e porque gostava de respeitar o vigor que já demostrou e tanta dedicação durante todos estes anos, estou (ou melhor, estava) a pensar seriamente em adormecê-la.

Lá em casa, ele não quer. Tem pena dela e não tem coragem para terminar a vida dela.

Pois eu coragem também não tenho. Choro só de pensar. Mas sou eu que lido com ela todos os dias. Sou eu que a vejo a não ter forças sequer para subir para a minha cama. Sou que me lembro que quando ela veio para minha casa também não conseguia subir, mas porque era pequenina. Tinha menos de 1 mês de vida. Ensinei-a a fazer tudo. E agora o círculo está a fechar-se. Não consegue, outra vez, subir para a minha cama mas por ser velha. Por não ter forças. As pernas tremem, o corpo não lhe obedece. E ela sabe. A tristeza nos olhos dela quando estas coisas acontecem... e eu a brincar com ela a chamá-la de trapalhona com muito carinho, a pegar-lhe ao colo e a dizer "tu queres é mimo"

Mas não é verdade.

Minha linda... o que será melhor para ti?

No comments: