Wednesday 30 April 2008

O nosso espelho

Como produzimos a nossa imagem?

Que características decidem termos, ou não, boa imagem própria?

Não sei.

Olho para o meu passado e tento encontrar o ponto de mudança... como é que uma criança mimada, amada e vaidosa se transforma numa pré-adolescente temerosa, tímida e envergonhada?

Não sei.

As minhas crias são, como já tenho aqui dito, muito diferentes.

A Mais Velha é confiante. Tem a firme convicção de ser melhor que os outros, mais esperta que os outros, mais inteligente. Consegue ver e catalogar as suas fraquezas e utiliza uma defesa até agora bastante eficaz: se não consegue fazer qualquer coisa, não faz e não gosta.

A Mais Nova não é assim. Parece ser influenciável e precisar da aceitação dos outros para tabelar o seu sucesso e imagem.

Posso afirmar com toda a certeza que nunca ouviram as minhas crias as palavras "não prestas", "não consegues" ou coisas do tipo... da nossa parte (leia-se pais)

E no entanto a Cria Mais Nova despeja frases "não presto", "sou o mais tolinho", "sou burro"...

Onde foi a Cria buscar essas ideias?

Ao espelho. A CV demora a "mirar-se". Olha para os olhos, sorri, faz caretas e fica contente com o que vê. Reparo que a CN olha apenas o essencial. Olha mas não vê.

E aqui fica esta Verde sem saber o que fazer ou pensar. Dar confiança a um, estribar a de outro... exercícios complicados, não?

Apenas uma reflexão...

________________________________________

Bom feriado...

ps - aquelas leituras "horríveis" enquanto a minha "cafezinha" se deleitava com outras coisas... valeram a pena!

No comments: